SUICÍDIO E AMBIENTE DE TRABALHO: UM ESTUDO COM JOVENS TRABALHADORES DE CAXIAS DO SUL
Resumo
O Brasil vem apresentando aumentos progressivos dos índices de suicídio, gerando impactos psicológicos, sociais e econômicos, onerando tanto amigos e familiares quanto a sociedade em si. Diversas pessoas com tendências suicidas ocupam espaço nas organizações diariamente, relacionando-se com clientes e colegas de trabalho. O presente estudo visa identificar variáveis do ambiente de trabalho que tenham correlação com o suicídio, bem como ressaltar o papel da organização na sua prevenção e identificar fatores protetores e agravantes, utilizando-se de revisão bibliográfica, pesquisa documental e levantamento por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, com abordagem qualiquantitativa, a jovens trabalhadores de Caxias do Sul, na faixa etária entre 15 e 29 anos, utilizando-se do método dedutivo, com caráter exploratório. Mediante resultados obtidos, concluiu-se que há um elevado número de trabalhadores com risco para o suicídio; que existem fatores organizacionais que podem resultar, ou agravar, em adoecimento ou morte; que a organização pode e deve atuar na prevenção do suicídio; que o assédio moral no trabalho e mau relacionamento com superiores hierárquicos são fatores de risco para o suicídio; que o acesso à escuta qualificada no trabalho é um fator protetor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.