DESAFIOS DA PRIMEIRA EXPORTAÇÃO PARA O MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR
Uma pesquisa qualitativa com empresas que participaram do programa de qualificação PEIEX-FECAP (2018-2020).
Resumo
No Brasil, existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são Micro e Pequenas Empresas (MPEs), representando mais de 52% de todos os empregos formais no Brasil. Porém, quando o assunto é exportação, existem pouco mais de nove mil empresas exportadoras, segundo dados do Sebrae, 2018. Em termos de valores médios, a participação se torna inexpressiva. Mesmo sabendo sobre os benefícios desta prática, sua participação na exportação é considerada pouco significativa. As MPEs constituem uma parcela importante da geração de emprego e receita no país, ainda que enfrentando dificuldades. Assim, esta pesquisa buscou identificar os desafios da primeira exportação para o micro e pequeno empreendedor. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com empresas participantes do programa de qualificação para exportação (PEIEX) que foi levado a cabo pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) entre os anos de 2018 e 2020. Por meio de entrevistas semisestruturadas analisadas pela técnica da Análise de Conteúdo, foram observados sete desafios categorizados nesse estudo; em destaque, estão os desafios de gestão, processual e marketing. Conclui-se que é preciso atentar à necessidade de programas de formação, fomento e apoio às MPEs, assim como a prática de novas tecnologias que facilitem e estimulem estas empresas à exportação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.