ANÁLISE DA DISTINÇÃO DA COMUNICAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DE SOFTWARE DE MARINGÁ/PR ATRAVÉS DOS MODELOS DE TRABALHO PRESENCIAL E TELETRABALHO HOME OFFICE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.01.2503.004Resumo
O estudo investigou a dinâmica da comunicação organizacional e a cultura empresarial em uma empresa de software na cidade de Maringá/PR, levando em consideração os modelos de trabalho presencial e o teletrabalho. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva qualitativa com doze funcionários da empresa, onde seis trabalham no modelo presencial e seis no modelo de teletrabalho. A partir das entrevistas, identificou-se que para ambos os modelos de trabalho não possuem dificuldade no entendimento das mensagens repassadas pela organização, ou pelos colegas, porém, pontuam a perda da agilidade da comunicação quando se é necessário o contato com os teletrabalhadores. Os resultados em relação à cultura organizacional, apontaram que embora a empresa possua os mesmos pilares para todas as unidades, os teletrabalhadores vivenciam e absorvem o conceito de cada um deles de uma forma diferente de quem está no presencial. O entendimento é o mesmo, porém por estarem à distância, necessitam por conta própria colocar em prática os valores culturais desejados pela organização. Já os trabalhadores que estão presencialmente, colocam em prática os mesmos valores culturais com seus outros colegas, pois a pressão social os faz se manter mais atentos aos comportamentos de outros colaboradores. Nesse sentido, existem sim diferenças na forma como cada modelo de trabalho se comunica e coloca em prática a cultura da empresa. Fica evidente que ambos os modelos de trabalho estão atentos às regras e valores da organização.
Palavras-chave: Teletrabalho; Cultura organizacional; Comunicação organizacional
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Augusto Cesare de Campos Soares, Murilo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
