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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

1. O artigo deverá ser inédito no Brasil.

 

2. Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa. A revista publicará também textos em inglês e espanhol.

 

3. Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo, preencham o cadastro completo (metadados). Incentivamos que autores e co-autores informem no cadastro da revista seu código ORCID e caso não o possuam, recomendamos se cadastrar pelo link: https://orcid.org/ 

 

4. No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador.

 

5. O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.

 

6. Extensão: os artigos deverão ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas  incluindo título, resumo, abstract, resumen e bibliografia, em papel A4 (29,7cm x 27cm), com espaçamento entre linhas simples. A fonte da letra a ser utilizada é a Times New Roman de 12 pontos. As margens deverão ser: superior de 3,0cm e inferior de 2,0cm, esquerda e direta de 2,0cm.

 

7. Título: Os artigos deverão trazer um título (em negrito, com primeira letra em maiúscula) que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho. Ele deve ser direto, não sendo recomendado o uso de subtítulos. Caso o título seja apresentado em português ou espanhol, apresentá-lo também em inglês logo abaixo do título na língua original.

 

8. Resumo: texto corrido entre 10 e 15 linhas no máximo (250 palavras). Deve ser apresentado nos idiomas português, inglês e espanhol. Espera-se que o resumo apresente o problema, soluções e conclusões em uma sequência de frases concisas e objetivas contendo:

     - Contextualização: identifique onde seu trabalho está inserido dentro da grande área;

     - Lacuna: descreva sobre o que ainda será trabalhado, o que necessita de pesquisa ou que ainda não foi entendido;.

     - Propósito: é o principal objetivo do estudo e deve estar ligado com a lacuna apontada;

     - Metodologia: discorra sobre a metodologia utilizada;

     - Resultados: identifica os principais resultados da pesquisa;

     - Conclusões: como o resultado pode colaborar com o avanço da grande área em relação a sua área de pesquisa.

Observação: propósito, resultados e conclusões devem impreterivelmente ser apresentados no resumo, sendo que para artigos de revisão, a contextualização e a lacuna são mais importantes. 

A ordem de apresentação do resumo de acordo com o idioma do texto é o seguinte:

   - Português: Resumo, Abstract, Resumen;

   - Inglês: Abstract, Resumo, Resumen;

   - Espanhol: Resumen, Resumo, Abstract

 

9. Palavras-chave: no mínimo 3 e máximo de 5, essencialmente relevantes e retiradas do texto. Separar as palavras por ponto. Deverão ser apresentadas em português (palavras-chave), inglês (keywords) e espanhol (palabras clave) logo abaixo do resumo/abstract/resumen.

 

10. Corpo do trabalho: As seções deverão ser numeradas sem os pontos finais das numerações. Recomenda-se a seguinte estrutura:

    - Introdução:

          - justifica e define o problema, anunciando o assunto;

          - resume o assunto e sua importância, apresentando a ideia geral;

          - discute brevemente a abordagem do trabalho, delimitando o tema, quais questões ainda estão em aberto e limitações existentes que precisam ser melhoradas, encerrando com a apresentação de hipóteses e objetivos;

          - não deve ser extensa e serve para que o leitor possa se familiarizar com o assunto:

 

     - Referencial Teórico: incluir as principais teorias, modelos e pesquisas sobre o tema, discutindo o estado da arte. Pode-se apresentar nesta seção as hipóteses apoiadas na literatura.

 

     - Procedimentos Metodológicos: sugerimos, conforme o caso, apresentar e justificar a epistemologia, tipo de pesquisa, etapas da pesquisa, população, amostra, perfil dos pesquisados (elementos de pesquisa), período da pesquisa, processo de coleta, plano de variáveis ou de categorias, e as técnicas de análise qualitativas e/ou quantitativas. Na elaboração dessa seção deve-se:

               - descrever com precisão e rigor os métodos, os materiais, as técnicas e os equipamentos utilizados;

               - fornecer informação sobre os métodos estatísticos utilizados e as transformações de dados, se for o caso;

               - referenciar técnicas e métodos já conhecidos;

               - evitar hipóteses e generalizações quando não estiverem embasadas nos elementos contidos no trabalho.

 

     - Resultados: apresentar os resultados e se as hipóteses ou pressupostos foram validados. Podem ser acompanhados de tabelas, gráficos, quadros ou figuras com valores estatísticos.

 

     - Discussão: faça o alinhamento dos achados do estudo com a literatura levantada, e ressalte as contribuições teóricas e empíricas. Indique e explique as aplicações e limitações dos resultados obtidos.

 

     - Conclusão: Apresente suas conclusões, sintetizndo os argumentos que confirmem ou refutem as hipóteses. Dê ênfase e ressalte a importância para a grande área, do principal resultado do estudo. Apresente novas perspectivas e sugestões detalhadas para pesquisas futuras.

 

11. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada após as referências.

 

12. As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens, podem ser em cores, dentro do texto. Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas.

          - Ilustrações (gráficos, fotografias, figuras, quadros, etc): posicionar a identificação na parte superior da ilustração, precedida da palavra figura, gráfico, quadro, etc., numerada sequencialmente com algarismo arábico, seguida de travessão e respectivo título (Figura 1 - Título; Quadro 1 - Título; Gráfico 1 - Título; etc.). No texto use caixa baixa para se referir as palavras figuras, tabelas, etc.

 

           - Legenda: breve e concisa; a fonte consultada é indicada na parte inferior, após a ilustração, sendo um elemento obrigatório mesmo que seja produção do próprio autor. As fontes deverão constar da seção de Referências. A qualidade das ilustrações é tão importante quanto a qualidade dos dados e resultados apresentados, devendo haver um equilíbrio entre as informações do texto e das legendas para não serem repetitivas.

- Exemplo de figura:

Figura 1 - A IBSS na versão 2.0 da CNAE

Fonte: Observatório SOFTEX (2012)

 

           - Tabelas: devem ser autoexplicativas; localizar o mais próximo possível do ponto em que é mencionada pela primeira vez no texto; título no topo precedido da palavra Tabela (1a. letra em maiúsculas), numerada em sequência com algarismos arábicos, seguida de hífen (Tabela 1 -) e o título da tabela; preferencialmente em posição vertical; continuação na página seguinte: não delimitar por traço horizontal na parte inferior, repetir cabeçalho na página seguinte, indicar continua na 1a. página, continuação para as demais e conclusão para a última página; colocar informações sobre a(s) fonte(s) consultada(s) e outras informações e notas necessárias para o entendimento, no rodapé. A(s) fonte(s) deve(rão) constar da seção Referências; usar fios horizontais na base da tabela para separar o conteúdo dos elementos complementares, para separar o cabeçalho do título, e do corpo. Linhas horizontais adicionais podem ser usadas dentro do cabeçalho e do corpo. Não usar linhas verticais; editar em arquivo Word, usando os recursos do menu tabela.

- Exemplo de Tabela

 

13. As citações e referências bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT (Brasil) ou APA (Internacional). As citações serão na ordem autor,data. Exemplo: Autor (2019) ou (AUTOR, 2019). As referências serão ordenadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, devendo ser numeradas em ordem crescente e colocadas ao final do artigo. Nas referências de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. ou and others. Não esquecer de incluir nas referências de periódicos o local, volume, o número e o mês ou o período da publicação (summer, winter por exemplo). Somente autores citados no texto é que deverão ser referenciados.

 

 

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