Organizações: razão e sensibilidade em busca de um sentido de vida
Abstract
O artigo faz uma reflexão sobre o homem e o sentido de sua vida no universo das organizações, considerando-o como um ser individual, social e psíquico que se constrói no âmbito das organizações, sob diversos olhares teóricos. O homem constrói seu cotidiano em relação com os demais, projetando e executando seus sonhos e expectativas, pois aspira a um lugar onde a felicidade seja possível. Em contrapartida, esse empreendimento implica em um custo cognitivo e emocional alto, já que a sociedade atual é de organizações e é nela o palco desse empreendimento. Nas organizações dos mais variados tipos, os indivíduos buscam pelos seus sonhos, mas temem não obter o reconhecimento diário, tornarem-se desnecessários, ultrapassados e serem invalidados pelos seus pares tanto como pessoas, quanto como profissionais. Esta é a sua visão de morte mais aterradora. A saída encontrada é que esta busca, quanto mais consciente for, mais facilitará o processo de compreensão e de assimilação da relatividade e do triunfo do “ser” sobre o “ter”.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.