A maturidade da equipe e os processos de construção do conhecimento organizacional e inovação tecnológica
Abstract
O presente estudo de caso objetivou, em sete equipes de uma empresa de médio porte, prestadora de serviços, identificar influências do grau de maturidade da equipe nos processos de construção do conhecimento organizacional (CO) e inovação tecnológica (IT). Os procedimentos metodológicos foram permeados por entrevistas, observações não-participantes e a aplicação de um questionário e de um instrumento. O questionário foi elaborado tendo como base as atividades fundamentais para criação do CO de Leonard (1995) e os elementos para IT da Fundação Cotec (1998). O instrumento – Escala de Maturidade, proposto por Dyer (1995) – buscou apurar a maturidade das equipes e classificar segundo a nomenclatura de Katzenbach e Smith (1994). Os resultados permitiram identificar influencias da maturidade sob os processos de construção do CO e IT. A maturidade das equipes em estudo está relacionada a capacidade de criação do CO e de IT de modo que se as equipes, dentro de uma seqüência evolutiva de funcionamento, aumentarem sua maturidade tende a influenciar positivamente os resultados encontrados.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.