A importância de uma Estrutura Organizacional adequada para uma usina de pequeno porte e com gestão familiar
Abstract
A estrutura organizacional de uma pequena usina de açúcar e álcool, na região central do estado de São Paulo serviu de base de dados para a composição de tese concluída no ano de 2007. Naquela ocasião, a comparação entre os sistemas de remuneração encontrados na empresa e a mecanização agrícola em implantação progressiva, acabou por trazer à tona sua estrutura organizacional. As estratégias traçadas pela administração para cumprir suas metas de produção, sem perder de vista necessidades como atendimento à proteção do meio ambiente, a legislação de controle à poluição pela queima da palha de cana-de-açúcar e o enfrentamento dos problemas sociais crescentes pela substituição da mão-de-obra do corte da cana pelas máquinas colheitadeiras, levam a empresa a alcançar suas próprias metas na busca constante da melhor estruturação. O presente artigo trata dos resultados da realização desse estudo de caso apoiado em entrevistas e questionário, descrevendo as peculiaridades encontradas e tendo por base a sua estrutura formal fundamentada na participação de familiares em sua direção. A possibilidade de estudar o perfil de uma usina de açúcar e álcool, de pequeno porte, tendo como principal contribuição, trazer a público esta realidade entre vários outros tipos de gestão possíveis para essa atividade.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.