Análise da mensuração contábil das práticas ambientais das indústrias da região centro-sul do Paraná
Abstract
O artigo tem por objetivo identificar as práticas ambientais desenvolvidas e contabilizadas pelas indústrias da região centro-sul do Paraná. A pesquisa é caracterizada quanto aos objetivos como exploratória e descritiva; quanto aos procedimentos como bibliográfica e de levantamento; e, quanto à abordagem do problema foi dividida em duas fases, a primeira fase é quantitativa e a segunda é qualitativa. A amostra foi selecionada de forma não probabilística e intencional. Foram realizados contatos prévios por telefone e posteriormente enviados e-mails com o questionário preliminar para 39 empresas. Com base nos dados coletados das 12 indústrias participantes, foram selecionadas as nove empresas que melhor se adequaram aos objetivos da pesquisa. Constatou-se que as empresas pesquisadas desenvolvem práticas ambientais há algum tempo. As principais são o reflorestamento, a coleta seletiva de lixo, a aquisição de máquinas e equipamentos com filtros antipoluentes e demais atividades de orientação aos funcionários e à comunidade sobre preservação do meio ambiente. Quanto à contabilização dos Ativos, Passivos e Custos Ambientais, constatou-se que a maioria das empresas não disponibiliza, em seu plano de contas contábil, de informações segregadas da contabilidade ambiental. As informações da contabilidade financeira e da contabilidade ambiental são evidenciadas conjuntamente pelas demonstrações financeiras das empresas pesquisadas.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.