Um modelo de gestão universitária para Instituições Estaduais Cearenses de Ensino Superior
Abstract
Este estudo objetivou propor um modelo de gestão que possibilite maior efi ciência administrativa às InstituiçõesEstaduais Cearenses de Ensino Superior. O modelo proposto foi estruturado com base em pesquisa teórica e pesquisa empírica.
A primeira apoiou-se nas refl exões sobre gestão universitária referentes ao modelo burocrático de Solino (1996), ao modelo político
de Baldridge (1971) e ao modelo sistêmico de Tachizawa (2002). Considerou ainda o pensamento de autores como Millet
(1962), Finger (1998), Marcovitch (1998), Borges (2000), Estrada (2000), Tachizawa (2002), Bello (2004), Tamayo (2005) e
Lima (2008). Os resultados desse procedimento inspiraram o modelo Gestão das Universidades Cearenses – GUC, apoiado nos
núcleos administrativo e pedagógico que dão suporte ao gestor institucional em suas decisões e ações. O novo modelo de gestão
ampara-se ainda na perspectiva tridimensional combinada à tecnologia (processos) e à socialização na execução das tarefas.
Privilegia a forma de organização linear, departamental e matricial, no sentido de possibilitar o aprimoramento técnico; enfoca
mais especialidade nas atividades desenvolvidas; adequa os recursos; cumpre prazos e orçamento, estimulando o sentimento de
apropriação do todo institucional por cada componente da comunidade acadêmica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.