Consumo solidário: análise da VII feira de economia solidária do Mercosul sob a ótica do público visitante
Abstract
A construção de uma sociedade sustentável é, essencialmente, uma decisão política coletiva entendida como uma ação pelo bem comum e, esta abordagem permite entender as novas escolhas de consumo por parte dos consumidores. Com esse propósito, surge a Economia Solidária, servindo como um estímulo ao consumo ético, justo e solidário, e o consumidor optando por essa forma de consumo contribui e influencia tanto na geração como também na manutenção desses postos produtivos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo conhecer o comportamento do consumidor referente à Feira de Economia Solidária. No que refere aos procedimentos metodológicos, o estudo caracteriza-secomo qualitativo e quantitativo, do tipo exploratório e descritivo, sendo realizado através de uma pesquisa campo, por meio de entrevista a uma amostra composta por 300 visitantes da VII Feira de Economia Solidária do Mercosul. Como resultados, percebe-se que há uma expressiva aceitação em relação à diversidade e qualidade dos produtos oferecidos pelos empreendimentos solidários, bem como o atendimento prestado pelos expositores. Concluiu-se que a Feira está demonstrando a atuação
dos empreendimentos solidários em toda a sua dimensão, apresentando soluções concretas para os desafios propostos, atitudes estas que estão sendo reconhecidas pelo público visitante.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.