O Contrato de Shopping center: análise axiológica e interpretativa
Abstract
O estudo versa sobre uma fi gura contratual atípica: o contrato de Shopping center. Seu estudo desenvolveu-se objetivando o delineamento de quais princípios contratuais ordinários e vigentes no ordenamento jurídico pátrio seriam aplicáveis a essa modalidade especial de pactos. Desse modo, o problema enfrentado consistiu na identifi cação e enumeração da tábua axiológica do contrato de shopping center. A pesquisa concretizou-se por intermédio do método dedutivo de abordagem, devidamente subsidiado pela técnica de pesquisa documental indireta (primordialmente legislação - Constituição, Código Civil e de Defesa do Consumidor; e doutrina crítica constitucional e civilística). Estando a pesquisa em fase de consecução, pode-se constatar que vários são os princípios de Direito Civil que são aplicáveis ao contrato de shopping center, mas outros tantos não podem ser observados, tendo-se em vista a aplicação em paralelo da principiologia consumerista. Desse modo, ressalta-se a importância dos resultados alcançados, bem como da necessidade da continuidade da pesquisa, visando-se a divulgação das conclusões dela advindas, no sentido de nortear as relações contratuais dessa categoria negocial.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.