Relações de trabalho entre a empresa hospitalar e o médico: uma discussão sobre a forma de contratação do profi ssional médico sem vínculo empregatício e suas consequências na qualidade dos serviços prestados
Abstract
O presente artigo visa abordar a questão do relacionamento profi ssional entre a empresa hospitalar e o médico terceirizado. Tal relação reveste-se de características singulares, tendo em vista que o profi ssional médico não trabalha exclusivamente para uma única empresa, o que difi culta grandemente a formação de um vínculo entre empresa e prestador de serviço. Essa questão torna-se muito relevante quando se tem a clara ideia de que nos serviços prestados pelo hospital o profi ssional médicoé uma peça fundamental. Assim, a busca pela qualidade em seus serviços passa necessariamente pela qualidade do profi ssional médico, que muitas vezes não se sente parte de uma equipe com uma fi nalidade única, que é atender bem o cliente-paciente. A metodologia utilizada pela pesquisa é a pesquisa bibliográfi ca e a observação de uma empresa hospitalar. Tratando de uma das tarefas mais complexas desse seguimento administrativo, este artigo tem o intuito de estimular pesquisas para se chegar a processos que desvendem quais as necessidades reais da empresa hospital em relação ao serviço médico e vice-versa, atenuando em muito um dos maiores problemas da administração hospitalar em nosso país, a prestação de um atendimento médico de qualidade. Como uma das principais contribuições apresenta-se um comparativo entre as necessidades da empresa hospitalar e
o perfi l predominante do profi ssional médico terceirizado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.