Proposição do Balanced Scorecard para suporte à Gestão Estratégica de uma instituição de ensino público
Abstract
Este artigo tem como objetivo desenvolver uma proposta do Balanced Scorecard para gestão estratégica do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Campus Jaraguá do Sul, através de um estudo de caso descritivo exploratório. A coleta de dados foi realizada em 2013, através de um questionário aplicado a todos os servidores do Campus Jaraguá do Sul, obtendo um retorno de 83,8% dos questionários. Para o desenvolvimento da proposta do BSC no Campus Jaraguá do Sul, seguiram-se as etapas defi nidas por Kaplan e Norton (1997), a saber: defi nição das perspectivas, defi nição de objetivos estratégicos, desenvolvimentode relações de causa-efeito (mapa estratégico), e seleção dos indicadores de desempenho. A proposta incluiu a perspectiva Responsabilidade Social que está relacionada à função social da instituição, como defendido pelos autores Müller (2001), Pessoa (2000) e Rocha (2000). Adicionalmente, não foi utilizada a perspectiva fi nanceira, levando em consideração o caráter público e social da Instituição, corroborando Pessoa (2000). No entanto, verifi cou-se que há fragilidades na cultura estratégica do IFSC-JS, onde se faz necessário fortalecer, em primeiro lugar, a cultura estratégica para efi cácia da implantação do BSC.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.