Legitimação dos recursos humanos em cursos superiores a distância nas universidades federais mineiras
Abstract
A pesquisa propõe identificar como as Universidades Federais Mineiras estão legitimando a variável equipe multidisciplinar presente no documento “Referenciais de Qualidade para Educação a Distância”, em seus cursos superiores. Considerando que as questões de qualidade atribuídas às metodologias de ensino não vigoram atribuídas somente às ferramentas didáticas, optou-se por delinear e valorizar a preocupação com as pessoas envolvidas com a difusão do ensino EaD, no caso a equipe multidisciplinar, composta por docentes, tutores e pessoal técnico-administrativo. Esta pesquisa, quanto à natureza, adota abordagem predominantemente qualitativa. Quanto aos meios, classifica-se como documental e de campo, e quanto aos fins, é descritiva. Os dados primários, considerando as onze Universidades Federais de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, foram coletados por meio de entrevistas aplicadas aos sujeitos estratégicos, todos dirigentes das unidades de educação a distância dessas universidades. Identificou-se, segundo a percepção dos entrevistados, o excesso de trabalho para o docente, a impossibilidade de acúmulo de bolsas, a carência de docentes, a carência de tutores em área especifica, a falta de envolvimento e a carência de pessoal de apoio, fatores que mais têm comprometido as boas condições de atendimento da equipe multidisciplinar. Estes resultados apontam para a necessidade de a universidade investir em procedimentos capazes de revestir a equipe multidisciplinar dos requisitos necessários à oferta de um ensino a distância de qualidade, conforme preceituada nos “Referenciais de Qualidade”.Downloads
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