Análise do marketing empreendedor em um micro varejo: a loja Mundo Nattural
Abstract
As micros e pequenas empresas desempenham um papel fundamental no cenário econômico, gerando emprego e renda para o país. No Nordeste, existem 917.580 mil destas, o que equivale a 15,33% do total nacional e na Bahia existem 288.667. Entende-se por marketing empreendedor um misto de marketing e empreendedorismo, caracterizado por práticas informais e intuitivas exercidas por gestores de pequenos negócios. No marketing tradicional o início do processo perpassa pela identificação das necessidades do público-alvo, enquanto que por questões de limitação de recursos, o marketing empreendedor faz o caminho inverso: o processo inicia-se com práticas inovadoras que criam novas ideias. Diante do crescimento acelerado do ramo de produtos naturais e suas especificidades, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a prática do marketing empreendedor e sua contribuição para o crescimento das vendas em um micro varejo do referido ramo. Adotou-se uma pesquisa de caráter exploratório por meio de um estudo de caso na loja Mundo Nattural, embasado na abordagem quali-quantitativa por meio de análises documentais da organização e de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos seus gestores e colaboradores. A pesquisa inferiu que as práticas do marketing utilizadas pela empresa podem ser consideradas como de marketing empreendedor, fato que confirma a visão de Carson e de Stokes quando demonstram a presença da intuição, de uma postura inovadora e de visão administrativa para gerir o negócio com recursos limitados. Além disso, percebeu-se que as estratégias empregadas promoveram o crescimento das vendas na loja Mundo Nattural ao longo dos três anos de existência.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.