A decisão e os fatores inovadores na agroindústria de carne brasileira
Abstract
O objetivo desse estudo é identificar fatores determinantes na decisão de inovar nas empresas agroindustriais de carne de frango, suína e bovina. Esse trabalho é resultado de uma pesquisa de campo aplicada a 102 empresas da região centro-sul brasileira. A inovação é entendida como uma força impulsionadora do crescimento e da competitividade das empresas. Ela pode ser desenvolvida na área de P&D interna ou adquirida de P&D externa. A decisão de inovar segue um padrão de comportamento semelhante a alguns modelos de decisão descritos na literatura que exploram os conceitos de decisão racional e de racionalidade limitada. Os gestores seguem padrões de decisão procurando reduzir o risco, incertezas e conflitos nas organizações. Nem sempre isso é possível, pois há situações imprevisíveis que levam a resultados indesejados, porque as informações são incompletas ou simplesmente elas não estão acessíveis ou não existem. A decisão de inovar depende da análise do gestor sobre as limitações da capacidade interna, a dificuldade de acessar novos conhecimentos e a impossibilidade de alcançar os resultados previstos, imposto pelas mudanças no comportamento da conjuntura macroeconômica nacional e internacional. A análise dos resultados do estudo permite concluir que os fatores que influenciam a decisão de inovar nas empresas de agroindustriais de carne estão relacionados aos recursos da empresa, eficiência produtiva e relação da empresa com o mercado.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.