Economia Social: o desafio de uma educação empreendedora cooperativa
Abstract
O início do século XXI tem se destacado pelo rápido avanço tecnológico que impulsiona a globalização do conhecimento e das estruturas econômicas. Entretanto, o paradigma da globalização trouxe consigo uma dinâmica mundial insustentável, sobretudo se for observada pela ótica dos problemas sociais e econômicos, que têm pressionado as nações a voltar seus esforços para a geração de trabalho e renda como uma questão prioritária e inadiável. Nesse contexto, a orientação mais aceita é a de que os países precisam reformular suas estratégias de modo a se voltar mais para o mercado doméstico que para as exportações, sendo o fortalecimento da Economia Social a alternativa que tem gerando uma verdadeira “reciclagem da economia”. Pensando nisso, esse artigo tem por objetivo apresentar em linhas gerais a importância da Economia Social e os desafios para a promoção da educação empreendedora cooperativa no Brasil. A pesquisa bibliográfica é parte da tese de doutorado que está sendo desenvolvida na Universidade de Valência na Espanha. Os resultados evidenciam que as cooperativas enquanto principal instrumento de promoção da Economia Social, em sua dinâmica econômica, jurídica e social favorece o empreendedorismo, entretanto, é fundamental que os países invistam no acesso à educação empreendedora cooperativa, como estratégia para uma economia inteligente (baseada no conhecimento e inovação), sustentável (eficiência em recursos, ecológica e competitiva) e inclusiva (autoemprego, coesão econômica, social e territorial) para o desenvolvimento de sua Economia Social.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.