Análise da consciência dos alunos de administração acerca da política nacional de resíduos sólidos
Abstract
Em 2010, foi sancionada no Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual estabelece os objetivos, princípios e instrumentos para a adequada gestão dos resíduos sólidos no país. Contudo, percebe-se pouco enfoque de estudos que avaliem o conhecimento e a conscientização dos futuros gestores, um dos atores envolvidos na gestão compartilhada dos resíduos sólidos, bem como estudos relativos à educação ambiental para a PNRS. O objetivo deste trabalho é investigar a consciência dos discentes de Administração a respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, seus princípios e instrumentos. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, quali-quantitativa, cujo procedimento técnico foi o levantamento. O questionário foi o instrumento de coleta de dados, o qual foi aplicado com 258 alunos do curso de Administração da Universidade de Brasília, pois julga-se importante que os futuros gestores estejam cientes das novas demandas ambientais. A pesquisa verificou a consciência com relação aos princípios da PNRS, e o conhecimento dos seus instrumentos e identificou focos de atuação conforme os maiores gaps de conhecimento. Contribuindo assim para a sugestão de medidas que podem ser tomadas para o desenvolvimento de programas e políticas de educação ambiental.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.