Configuração da dinâmica do agronegócio na pauta exportadora e movimentação dos portos de Santa Catarina
Abstract
O presente estudo objetivou identificar o impacto do agronegócio na movimentação para exportação dos portos catarinenses de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva, quanto aos fins, e documental, quanto aos meios de investigação. Os dados foram coletados no Sistema de Informações de Comércio Exterior via Web (ALICEWeb) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), considerando a variável temporal de seis anos (2009 a 2014). Os resultados apontam para uma participação ativa do agronegócio na movimentação para exportação nos portos organizados de Santa Catarina, considerando o período em estudo: 92% em São Francisco do Sul, 81% em Itajaí e 34% em Imbituba. Com enfoque nos produtos, destacaram-se no Porto de São Francisco do Sul as sementes e frutos oleaginosos, em Itajaí as carnes e miudezas comestíveis e em Imbituba, as carnes e miudezas comestíveis e sementes e frutos oleaginosos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.