Brand Valuation: Top 10 marcas mais valiosas do Brasil – um estudo sobre o reconhecimento da marca como ativo estratégico
Abstract
A marca continua representando um ativo intangível de grande valor estratégico e financeiro para as empresas, portanto, administradores que detenham conhecimento contábil e saibam gerenciar suas particularidades poderão agregar valor estratégico ao negócio, principalmente em tempos de crise. Com a recente adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) no Brasil, tornou-se possível o reconhecimento contábil das marcas, logo, o valor financeiro da marca poderá ser melhor
gerido pela administração da empresa. A contribuição deste artigo consiste em verificar se as empresas que compõem o ranking Interbrand Top 10 marcas mais valiosas do Brasil reconheceram o valor financeiro de suas marcas como patrimônio – ativo intangível perante suas demonstrações contábeis. A pesquisa se caracteriza como exploratória, as fontes de dados são primárias e secundárias, divulgadas nos sites das empresas e Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os resultados apresentaram que as empresas pesquisadas reconheceram publicamente o valor de mercado de suas marcas em seu relatório de administração, mas somente o grupo Ambev, Natura e Vivo reconheceram valores de suas marcas nas demonstrações contábeis, o que já demonstra uma evolução. Percebeu-se também não existir uma padronização de critérios para efeito de apresentação das notas explicativas, comprometendo a comunicação entre as partes interessadas e o mercado em geral.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.