Treinamento e Desenvolvimento de Gestores: Estudo de Caso sob a óptica de atividades vivenciais
Abstract
O treinamento como ferramenta fomentadora do desenvolvimento de gestores vem sendo adotado nas organizações como prática que visa incentivar os colaboradores a trabalhar em equipe, motivados e dispostos a melhorar seus desempenhos na padronização das tarefas. O treinamento é visto como viés para alinhar toda a equipe, de modo que os propósitos organizacionais e pessoais sejam atingidos. É notável que as mudanças ocorrem de maneira veroz e as informações modificam a todo o tempo em um mercado cada vez mais disputado. No entanto, esse cenário exige melhor preparação e capacitação dos colaboradores, haja vista que o diferencial para conquistar um lugar de destaque no mercado concentra-se nas pessoas que compõem a organização. Assim, neste contexto, o intuito deste trabalho consiste em conhecer a percepção dos gestores em relação ao treinamento vivencial executado, bem como descrever as contribuições das dinâmicas realizadas frente à gestão de suas referidas equipes. Para isso, a pesquisa configura como descritiva, e faz-se uso de estudo de caso com abordagem quantitativa. Adotou-secomo instrumento de coleta de dados um questionário produzido com o auxílio da ferramenta Google Docs, sendo enviado via correio eletrônico (e-mail) para todos os gestores que participaram da dinâmica vivencial realizadas no mês de março de 2016, na cidade de Piratuba – SC. Os resultados angariados apontaram que o treinamento é importante para o desenvolvimento de equipes competitivas tende a aumentar a qualidade da produtividade e aquisição de uma relação benéfica a toda a organização.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.