Pós-venda na indústria automobílistica: análise de tendências e fi delização de clientes

Autores/as

  • Mário de Souza Nogueira Neto FATEC-BS
  • Hilda Higashionna de Oliveira FATEC-BS
  • Renata Simoes Bisaggio FATEC-BS
  • José Luis Alves de Lima FEI
  • José Benedito Sacomano UNIP

Resumen

Com o advento da globalização, a crescente competitividade e o aumento do nível de exigência, as empresas buscam
maneiras para sobreviver no mercado, uma vez que a qualidade dos produtos está cada vez mais semelhante. Dessa forma, na
presente pesquisa, sobre o serviço pós-venda na fi delização do cliente e a importância do manual do veículo, foi realizada uma
pesquisa mercadológica descritiva que teve como instrumento de coleta de dados um questionário destinado a clientes que
adquiriram carros novos nos últimos cinco anos. Com os resultados encontrados percebe-se que a maioria dos pesquisados considera
importante o serviço pós-venda na compra de um veículo, também que uma minoria julga o serviço pós-venda excelente
e que os clientes priorizam a qualidade ao avaliar o serviço, ao serem questionados sobre quais os motivos que o fi delizam a marca,
o pós-venda ocupa um lugar de destaque e sendo indagados se costumam ler o manual do proprietário constata-se que uma
parcela pequena do número de pesquisados o lê totalmente. Após a análise dos dados comprovou-se que o serviço pós-venda e
um novo conceito de manual, são sim um diferencial competitivo e que merecem maior atenção das empresas automobilísticas
pelo fato dos clientes terem apresentado insatisfação com o serviço e o considerar um fator decisório na compra de um veículo
e que o manual interativo diminuirá o serviço com pós-venda, por apresentar linguagem clara, diferente dos convencionais,
esclarecendo melhor dúvidas e erros frequentes do proprietário do veículo.

Publicado

2010-12-17

Cómo citar

NOGUEIRA NETO, M. de S.; OLIVEIRA, H. H. de; BISAGGIO, R. S.; LIMA, J. L. A. de; SACOMANO, J. B. Pós-venda na indústria automobílistica: análise de tendências e fi delização de clientes. Revista ADMPG, [S. l.], v. 3, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13948. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos