COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E TURISMO: UM EXAME DAS PUBLICAÇÕES ENTRE OS ANOS DE 2004 E 2009

Autores/as

  • Patrícia Rosvadoski-da-Silva UFV
  • Leonardo Pinheiro Deboçã UFV
  • Antônio João Hocayen-da-Silva

Resumen

Este trabalho abordou como tema, uma análise sobre os artigos dos periódicos classificados pela Qualis/CAPES em turismo, que apresentaram pesquisas relacionadas ao comportamento do consumidor em turismo no período de 2004 a 2009. Foram analisados 34 artigos por meio da metodologia sugerida por Hoppen et al. (1997). Entre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa; embasamento conceitual e questão de pesquisa; desenho de pesquisa; instrumento de medida e coleta de dados; e apresentação dos resultados. A partir desta análise e do cruzamento entre as variáveis, delineou-se uma caracterização da publicação avaliada. Apesar da crescente preocupação com a satisfação do consumidor, as pesquisas acadêmicas em relação a este assunto ainda estão bastante tímidas e com reduzida diversificação de variáveis, sendo as mais encontradas neste estudo, pesquisas relacionadas à segmentação de mercado, satisfação, qualidade e lealdade do consumidor.

Publicado

2011-06-17

Cómo citar

ROSVADOSKI-DA-SILVA, P.; DEBOÇÃ, L. P.; HOCAYEN-DA-SILVA, A. J. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E TURISMO: UM EXAME DAS PUBLICAÇÕES ENTRE OS ANOS DE 2004 E 2009. Revista ADMPG, [S. l.], v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13962. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos