Afrodescendentes em comerciais: análise do papel da mídia na difusão das representações sociais

Autores/as

  • Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado UFU-UNINOVE
  • Marli Auxiliadora da Silva UFU
  • Claudia Rosa Acevedo USP-FMU

Resumen

Comerciais temáticos veiculados pela televisão, maior mídia de massa, são muito usados especialmente em eventos como a Copa do Mundo de Futebol, para divulgação e envolvimento de consumidores. Considerando a representatividade populacional e econômica dos afrodescendentes e a penetração dessa mídia, este estudo exploratório com abordagem qualitativa, por meio de análise documental de 40 vídeos televisivos temáticos, investigou o conteúdo de peças publicitárias, a participação dos afrodescendentes e exposição do produto em campanhas publicitárias relacionadas às copas do mundo. Com participação em 60% dos vídeos analisados, verificou-se que os personagens afrodescendentes aparecem como figurantes em 21% deles e, na maioria, não manuseavam o produto divulgado, constatando-se que, mesmo em comerciais ligados ao futebol, a sua representação na mídia não é marcante ou expressiva sendo a participação de afrodescendentes mais efetiva em peças publicitárias com produtos baratos.

Publicado

2014-07-18

Cómo citar

PRADO, R. A. D. P. do; SILVA, M. A. da; ACEVEDO, C. R. Afrodescendentes em comerciais: análise do papel da mídia na difusão das representações sociais. Revista ADMPG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14045. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a