Relações Universidade-Indústria: ações estratégicas de um NIT

Autores/as

  • Cleverton Rodrigues Fernandes UFPB

Resumen

O presente artigo buscou caracterizar algumas ações estratégicas de inovação de um Núcleo de Inovação Tecnológica da Paraíba. Como método, adotou-se o estudo de caso; quanto às técnicas de coleta de dados, entrevistas e documental. Para a análise e interpretação das ações estratégicas foram utilizados os modelos de Utterback e Abernathy (1975), Gilbert (1994), Bowonder et al. (2010), Lendel e Varmus (2011) e Artz et al. (2010). Como resultado, identificou-se que as ações estratégicas de inovação do referido núcleo seguem os modelos provenientes de estudos empresariais; permitindo concluir que a dinâmica e as estratégias de inovação nas universidades podem ter equivalência com os resultados das pesquisas de estratégia e inovação que têm o setor privado empresarial como objeto.

Publicado

2014-12-15

Cómo citar

FERNANDES, C. R. Relações Universidade-Indústria: ações estratégicas de um NIT. Revista ADMPG, [S. l.], v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14057. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

Artigos