Estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Comunicação Social (Jornalismo) da UEPG: aplicação do inventário de David Kolb
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados parciais de uma ampla pesquisa teórico-empírica que visa identificar os estilos de aprendizagem dos alunos e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com a aplicação do inventário de David Kolb. Os dados deste estudo, coletados com 110 acadêmicos do curso de Comunicação Social (Jornalismo), nos meses de maio e junho de 2008, permitiram constatar que o estilo de aprendizagem predominante nos alunos do curso pesquisado é a “Experimentação Ativa”, representando 44% dos entrevistados, sendo o grupo da “Experiência Concreta”, o estilo de aprendizagem menos presente entre os alunos do referido curso, correspondendo à apenas 8% dos acadêmicos pesquisados. Os resultados indicam que, de acordo com o inventário de David Kolb, a maior parte dos alunos do curso de Comunicação Social (Jornalismo) da UEPG concentra-se no grupo dos estudantes do tipo “Adaptadores” e que apenas uma minoria representa o grupo dos alunos do tipo “Divergentes”. Considerando que resultados semelhantes foram observados nos resultados de pesquisas anteriores onde o mesmo teste foi aplicado em diferentes turmas e cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pode-se inferir sobre a possibilidade de existência de uma predominância de estilos de aprendizagem entre universitários.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.