Potencial empreendedor dos estudantes das Ciências Sociais Aplicadas de uma instituição de ensino superior sob a ótica do Carland Entrepreneurship Index (CEI)
Resumo
Esta pesquisa buscou analisar o potencial empreendedor dos discentes dos cursos de uma instituição de ensino superior (IES) privada, a partir do modelo de Carland Entrepreneurship Index (CEI). A amostra é composta por 205 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Tecnologia em Logística e Gestão Comercial, de uma instituição privada no estado de Santa Catarina. Na metodologia, optou-se pela pesquisa descritiva, por meio de uma survey de abordagem quantitativos dos dados. Para tanto, a coleta de dados utilizou o instrumento de pesquisa proposto por Carland e Carland (1996), composto por 33 pares de questões fechadas que aferem o potencial empreendedor por meio de quatro dimensões: traços de personalidade (TP), propensão à inovação (PI), propensão ao risco (PR) e a postura estratégica (PE). Na análise dos dados, utilizou planilhas eletrônicas e a estatística descritiva. Os resultados apontam que, entre os discentes investigados, identificou-se a presença do potencial empreendedor conforme a escala do CEI em suas quatro dimensões. Observou-se a predominância da categoria empreendedora presente em 81,46% dos entrevistados, seguida pela categoria microempreendedor, com 17,56%, e a categoria macroempreendedor, com 0,97%. Estes achados confirmam ainda os resultados de outros estudos empíricos que aplicaram o CEI em contextos culturais distintos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.