A PROFISSIONALIZAÇÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA SOB A PERSPECTIVA DA NOVA GOVERNANÇA PÚBLICA
Resumo
Este estudo busca relacionar Nova Governança Pública e Escolas de Governo com o objetivo de investigar se a atuação das escolas de governo contribui para melhoria no desempenho dos servidores da administração pública sob a perspectiva da Nova Governança Pública. Realizou-se o estudo qualitativo, adotando o método do estudo de caso e utilizando para a coleta de dados a entrevista em profundidade, junto a um servidor público estadual e um servidor público federal, que participaram de cursos em escolas de governo. Para compreensão dos discursos, os mesmos foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo, por meio da qual foram identificados os seguintes temas: i) competências; ii) melhoria; iii) resultado; iv) eficiência; v) atualização; vi) capacitação, todos relacionados à história dos entrevistados e associados à revisão de literatura. Conclui-se que a atuação das escolas de governo contribui para melhoria no desempenho dos servidores da administração pública, pois promovem capacitação envolvendo conhecimentos teóricos, práticos, explícitos e tácitos, apresentam novos conhecimentos relacionados às atividades desempenhadas pelo servidor e ajudam a desenvolver competências necessárias para a prestação do serviço público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.