Benefícios e barreiras à adoção de tecnologias da casa inteligente: uma análise da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.01.2503.010Resumo
Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre a adoção de tecnologias associadas ao conceito de “Casa Inteligente”, explorando os benefícios, barreiras e fatores que influenciam a aceitação dessas tecnologias pelos consumidores. As casas inteligentes, equipadas com tecnologias conectadas como monitores, sensores e dispositivos de rede, permitem a automação e gestão remota do ambiente doméstico, promovendo eficiência e qualidade de vida. Grandes empresas lideram um tímido mercado, enquanto a academia busca entender melhor o impacto dessas tecnologias. Apesar do crescimento inicial impulsionado por adotantes iniciais, a adoção em massa ainda enfrenta desafios, incluindo complexidade tecnológica e barreiras de aceitação. Este estudo visa fornecer uma visão abrangente das barreiras e benefícios para orientar futuras pesquisas e estratégias de mercado, destacando a necessidade de soluções centradas no usuário e sustentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marina Battistella Luna, Paulo de Tarso Mendes Luna, Diego de Castro Fettermann, Caroline Rodriguez Vaz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
