Benefícios e barreiras à adoção de tecnologias da casa inteligente: uma análise da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Admpg.v.01.2503.010

Resumo

Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre a adoção de tecnologias associadas ao conceito de “Casa Inteligente”, explorando os benefícios, barreiras e fatores que influenciam a aceitação dessas tecnologias pelos consumidores. As casas inteligentes, equipadas com tecnologias conectadas como monitores, sensores e dispositivos de rede, permitem a automação e gestão remota do ambiente doméstico, promovendo eficiência e qualidade de vida. Grandes empresas lideram um tímido mercado, enquanto a academia busca entender melhor o impacto dessas tecnologias. Apesar do crescimento inicial impulsionado por adotantes iniciais, a adoção em massa ainda enfrenta desafios, incluindo complexidade tecnológica e barreiras de aceitação. Este estudo visa fornecer uma visão abrangente das barreiras e benefícios para orientar futuras pesquisas e estratégias de mercado, destacando a necessidade de soluções centradas no usuário e sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Battistella Luna, UFSC

Graduada em Engenharia de Produção Elétrica pela UFSC e mestranda em Engenharia de Produção, também pela UFSC, trabalha como especialista de inovação. Pesquisa temas relacionados à Inovação, como startups e intraempreendedorismo.

Paulo de Tarso Mendes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Engenharia de produção pela UFSC. Professor do Departamento de Gestão, Mídias e Tecnologia da UFSC. Pesquisa temas relacionados a inovação, empreendedorismo e transformação digital.

Diego de Castro Fettermann, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)


Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Sistemas da Qualidade pela UFRGS. Professor do curso de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC e possui experiência nos temas de Projeto de Produto, Customização em Massa e Gestão de Projetos.

Caroline Rodriguez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Engenharia de produção pela UFSC. Professora do Departamento de Engenharia de Produção da UFSC. Pesquisa temas relacionados a inovação e energias renováveis.

Downloads

Publicado

25-07-2025

Como Citar

BATTISTELLA LUNA, M.; MENDES LUNA, P. de T.; DE CASTRO FETTERMANN, D.; RODRIGUEZ VAZ, C. . Benefícios e barreiras à adoção de tecnologias da casa inteligente: uma análise da literatura. Revista ADMPG, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.5212/Admpg.v.01.2503.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23969. Acesso em: 5 dez. 2025.