NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO E LEGIBILIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS PARANAENSES
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.01.2503.003Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar o nível de evidenciação e legibilidade das informações socioambientais das cooperativas agropecuárias do Paraná, com base na NBC T 15. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa documental de natureza quali-quantitativa dos relatórios anuais, demonstrações financeiras, notas explicativas e Relatórios de Sustentabilidade no período de 2018 a 2022. O nível de evidenciação foi avaliado através de análise de conteúdo, enquanto o grau de legibilidade foi medido com auxílio do Gunning Fog Index. A amostra final foi composta por 19 cooperativas, listadas no portal da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR). Os resultados obtidos revelaram que não houve variação expressiva na evidenciação socioambiental das cooperativas durante o período. Verificou-se ainda, que os indicadores sociais foram mais evidenciados pelas cooperativas analisadas, e apresentaram um índice de legibilidade apontado como ilegível em todo período estudado pela pesquisa. Tal condição dificulta a compreensão das informações socioambientais divulgadas, podendo gerar o desinteresse dos usuários, revelando-se contraditório aos propósitos estabelecidos, os quais visam a divulgação pública e a segurança de que as cooperativas estejam aderindo às práticas socioambientais. Concluiu-se com este trabalho que as cooperativas agropecuárias do Paraná evidenciam informações socioambientais de maneira insuficiente, sendo estas em sua maioria de difícil entendimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fábia Gouvêa Tomaz da Silva, Ualace Jader Gomes, Franciele Machado de Souza, Paulo César Machado Lemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
