ASSOCIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES COM AS REGIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CURITIBA

Autores

  • Carolina Petruy PUCPR
  • Deborah Ribeiro Carvalho PUCPR
  • Márcia Olandoski PUCPR
  • Fátima Lúcia Marques Aquino Autonoma

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v21i2.7410

Palavras-chave:

crianças de 5 a 10 anos, escolas públicas, estado nutricional

Resumo

Este artigo objetiva identificar a existência de associação do estado nutricional, considerando o gênero e a regional das escolas públicas de Curitiba, para estudantes na faixa etária de 5 a 10 anos. Os dados utilizados são oriundos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), referentes às escolas municipais, e do Monitoramento Alimentar para as escolas públicas estaduais, em 2011. A partir dos resultados foi possível perceber que existe diferença significativa entre os gêneros e as regionais em que as escolas se localizam, considerando o estado nutricional dos estudantes. O estado nutricional de eutrofia foi observado em 66,2% dos estudantes, seguido dos estados nutricionais de sobrepeso (19,4%) e de obesidade (12,7%). O estado nutricional de magreza foi o menos prevalente, sendo observado em 1,8% dos estudantes. O gênero masculino apresentou um percentual mais elevado no estado de obesidade, enquanto que o gênero feminino apresentou um percentual mais elevado no estado nutricional de eutrofia. Existe diferença significativa também entre as regionais em que as escolas se localizam. Foi possível estabelecer grupos de regionais de acordo com algumas características, entre elas o estado nutricional. Assim sendo, as intervenções para motivar o desenvolvimento do hábito da atividade física como forma de prevenção de obesidade e de magreza devem considerar as diferenças entre gêneros e a regional de localização das respectivas escolas, considerando estudantes da faixa etária de 5 a 10 anos de escolas públicas de Curitiba.

Biografia do Autor

Carolina Petruy, PUCPR

Especialista em Educação Física escolar – Mestre no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Aplicada em Saúde na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - carolina0976@gmail.com

Deborah Ribeiro Carvalho, PUCPR

Doutora em Informática Aplicada e Doutora em Computação de Alto Desempenho – Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Aplicada em Saúde na Pontifícia Universidade Católica do Paraná –ribeiro.carvalho@pucpr.br

Márcia Olandoski, PUCPR

Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências da Saúde pela PUC-PR – Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – bio.estatistica@pucpr.br

Fátima Lúcia Marques Aquino, Autonoma

Mestre em Tecnologia em Saúde pela PUC-PR – Nutricionista Graduada pela Universidade Federal Fluminense – Tutora em EAD pela Universidade Federal do Paraná em Gestão Pública em Saúde – fatima-aquino@uol.com.br

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Publicado

2016-10-21