MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA E ESPECTROSCOPIA DE ENERGIA DISPERSIVA DE EMBALAGENS AUTOCLAVÁVEIS SUBMETIDAS A SUCESSIVOS CICLOS DE ESTERILIZAÇÃO EM ÁGUA DESTILADA OU FLUORETADA
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v21i2.8279Keywords:
Papel grau cirúrgico, filme laminado, esterilização, autoclave a vapor saturado, embalagens autoclaváveis.Abstract
Os processos de esterilização sofrem constantes aperfeiçoamentos, a fim de oferecer materiais odonto-médico-hospitalares isentos de micro- organismos patogênicos. Este estudo teve como objetivo realizar uma avaliação sobre o efeito de ciclos sucessivos de utilização de embalagens de papel grau cirúrgico e filme laminado VedaMax® no processo de esterilização de artigos odontológicos em autoclave a vapor saturado sob pressão com água destilada ou água fluoretada. A avaliação experimental foi realizada utilizando 56 amostras (papel=28 e plástico=28); 8 não esterilizados, 16 com 1 ciclo de esterilização, 16 com 2 ciclos de esterilização e 16 com 3 ciclos de esterilização. Metade das amostras submetidas a ciclos de esterilização foi esterilizada com água destilada e a outra metade com água fluoretada de sistema de abastecimento de água. Essas amostras foram analisadas por MEV e EDS. Foi realizada a contagem de microporos e análise das larguras das fibras. Indicadores químicos e biológicos foram utilizados nos pacotes para testar a eficácia da esterilização. Houve deformação física das embalagens com diminuição do número de poros (p<0,001) e aumento na largura das fibras (p<0,05). Os testes biológicos indicaram esterilização, mas as amostras foram rejeitadas em testes ao utilizar indicador do tipo integrador químico. Houve contaminação por matéria inorgânica com uso de água fluoretada e destilada, com a reutilização das embalagens. Concluiu-se que reutilizar embalagens aumenta o risco de oxidação e degradação dos instrumentais, além de colocar em risco o processo de esterilização.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).