PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CRIANDO ELOS METODOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0005Palavras-chave:
Tempos formativos, Formação, Alternância.Resumo
A universidade, por meio de práticas extensionistas, aproxima ações acadêmicas à sociedade, atuando como importante mecanismo de aprendizagem. O papel do extensionista, que educa e aprende com os grupos aos quais destina suas ações, não é o de persuasão. O educar-se na prática libertadora ancora-se nas releituras realizadas em uma prática educativa de trocas e na dialogicidade, de saberes plurais e diversos. Desta forma, anseia-se consolidar ações pedagógicas que superem tais contradições e busquem esse diálogo. O objetivo é compreender como se reelabora o processo formativo por meio da Pedagogia da Alternância nas experiências de extensão universitária. A metodologia participante nesta pesquisa possibilitou compreender ações metodológicas traçadas pela Pedagogia da Alternância, enquanto concepção pedagógica de formação. Neste sentido, dialoga-se com indícios de três propostas metodológicas em alternância que aconteceram na UFPB - Campus III, são elas: Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável, Curso Residência Agrária Jovem e Projeto As Cores do Solo.
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