PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CRIANDO ELOS METODOLÓGICOS

Autoři

  • Luana Patrícia Costa Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB http://orcid.org/0000-0002-7949-0975
  • Danielle Marcos Santana Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB http://orcid.org/0000-0003-1357-1366
  • Alexandre Eduardo de Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB http://orcid.org/0000-0002-1422-9864
  • Severino Bezerra da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0005

Klíčová slova:

Tempos formativos, Formação, Alternância.

Abstrakt

A universidade, por meio de práticas extensionistas, aproxima ações acadêmicas à sociedade, atuando como importante mecanismo de aprendizagem. O papel do extensionista, que educa e aprende com os grupos aos quais destina suas ações, não é o de persuasão. O educar-se na prática libertadora ancora-se nas releituras realizadas em uma prática educativa de trocas e na dialogicidade, de saberes plurais e diversos. Desta forma, anseia-se consolidar ações pedagógicas que superem tais contradições e busquem esse diálogo. O objetivo é compreender como se reelabora o processo formativo por meio da Pedagogia da Alternância nas experiências de extensão universitária. A metodologia participante nesta pesquisa possibilitou compreender ações metodológicas traçadas pela Pedagogia da Alternância, enquanto concepção pedagógica de formação. Neste sentido, dialoga-se com indícios de três propostas metodológicas em alternância que aconteceram na UFPB - Campus III, são elas: Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável, Curso Residência Agrária Jovem e Projeto As Cores do Solo.

Biografie autora

Luana Patrícia Costa Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluna de Doutorado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil.

Danielle Marcos Santana, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Licenciatura em Ciências Agrárias. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil.

Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil. Doutorado em Educação.

Alexandre Eduardo de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil. Doutorado em Engenharia Agrícola. 

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB, Brasil. Doutorado em Ciências Sociais.

Reference

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Educação do Campo: marcos normativos. Brasília: SECADI/MEC, 2012.

______. ______. Parecer CNE/CEB No. 1, de 1o de fevereiro de 2006. Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Processo No.: 23001.000187/2005-50. Relator: Murílio de Avellar Hingel. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 15 mar. 2003.

BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: Um olhar entre tempos e espaços da América Lartina. In: BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. Pesquisa Participante: o saber da partilha. Aparecida-SP: Ideias & Letras, 2006.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

NOSELLA, Paolo. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012. 288 p. (Educação do campo. Diálogos interculturais).

QUEIROZ, João Batista Pereira de. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: ensino médio e educação profissional. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília-UnB, Brasília, 2004.

RIBEIRO, Marlene. Movimento Camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010. 456p.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.

Publikováno

2018-08-31