CULTURA (CORPORAL), EDUCAÇÃO E ESPORTE - A FORMAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS NO SERTÃO BAIANO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0011Palavras-chave:
Cultura, Educação (Física), Esporte, Pesquisa-Ação, Extensão.Resumo
Este estudo é um recorte de uma pesquisa que envolveu uma ação de extensão realizada a partir do Programa Encaminhar: Ação Cidadã (PEAC), da UEFS/BA, tendo como objeto de estudo o projeto Escola de Esportes e o problema: qual a contribuição do PEAC na formação esportiva e cidadã dos alunos matriculados na Escola de Esporte? O estudo foi desenvolvido sob a orientação do método da Pesquisa-Ação e como principais resultados destacam-se a proposta de contribuições em dimensões micro (socialização de conhecimentos/proposições críticas sobre a intervenção do esporte em projetos sociais) e macroestruturais (considerando que a discussão e as ações devem ser mais amplas do que apenas oferecer espaços e práticas esportivas), ambas permanentemente interconectadas. Conclui-se com o estudo que ações extensionistas com o esporte não conseguirão mudanças profundas no sistema, contudo, contribuem significamente na formação cidadã dos envolvidos no processo, gerando transformações.
Referências
ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: EDUFBA, 2008.
ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Tradição cultural, diversidade e interculturalidade. Tradições sertânicas: a metáfora do Fuxico. In: ENECULT, 7., 2011, Salvador; ENECULT, 7., Salvador: UFBA, 2011. v. 1.
BETTI, Mauro. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí : Ed. Unijuí, 2009.
CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão. De Galileu a Armstrong: as várias faces da lua. Cronos. Revista de História, n.5, jun. 2002. Editora Pedro Leopoldo. p. 42-56.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus-AM, maio, 2012.
FORQUIN, Jean-Calude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 34.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HIRAMA, Leopoldo Katsuky. Algo para além de tirar as crianças da rua: a pedagogia do esporte em projetos socioeducativos. Orgs. Leopoldo Katsuki Hirama e Paulo Cesar Montagner. São Paulo: Ed. Phorte, 2012.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 4.ed. Ijuí: Unijuí, 2001.
LEFEVRE Fernando; LEFEVRE Ana Maria. O Discurso do Sujeito Coletivo. Um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos) Caxias do Sul: EDUCS, 2003.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 40. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008 (Coleção polêmicas de nosso tempo; vol. 5).
SEVERINO, Antonio Joaquim. Fundamentos ético-políticos da educação no Brasil de hoje. In: LIMA, Júlio César F.; NEVES, Lúcia Maria W. (Org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Fiocruz/EPSJV, 2006.
SILVA, Antonia Almeida. Democracia e democratização da educação: primeiras aproximações a partir da teoria do valor. In: PARO, Vitor Henrique (Org). Teoria do Valor em Marx e a Educação. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
THIOLLENT, Michael. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva; NETO, Vicente Molina (Org.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Editora UFRGS / Sulina, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.