HISTÓRIAS QUE BRINCAM E ENCANTAM: O CONTAR HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.13483.001

Resumo

O objetivo deste texto é relatar a experiência de atuação de acadêmicos de um curso de Pedagogia na confecção de materiais e nos processos de contação de histórias na Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello, na cidade de Campo Mourão, no Paraná. Tal experiência ocorreu a partir do projeto de extensão intitulado “Deixa eu contar...histórias que brincam e encantam”, realizado em uma ação interdisciplinar com estudantes do 5º período do curso de Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, apoiada em referenciais bibliográficos e no relato da experiência, baseado na pesquisa-ação. Para tanto, foram utilizados como referenciais teóricos os autores Vygotsky (2003), Machado (2004), Abramovich (2009), Coelho (2000) e Debus (2006). O trabalho evidenciou que a literatura infantil despertou nos acadêmicos o prazer de contar histórias, de sensibilizar as crianças para a Literatura Infantil. Para as crianças, proporcionou momentos de descontração, imaginação, encantamento e o contato com livros e estratégias de contação.

 

Biografia do Autor

Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Aluna de Doutorado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá - PR, Brasil.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá - PR, Brasil. Doutorado em Educação.

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Publicado

2019-08-07