O IMPACTO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DISCENTE, A EXPERIÊNCIA COMO PRÁTICA FORMATIVA: UM ESTUDO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.14465.026

Resumo

O Instituto Federal Farroupilha tem como missão promover cursos de educação profissional, científica e tecnológica, pública e gratuita, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação integral do cidadão e no desenvolvimento sustentável. O presente estudo analisou quais as contribuições/impacto da extensão para a formação acadêmica e profissional dos discentes participantes destas ações no Campus de São Borja, pertencente ao Instituto Federal Farroupilha. A metodologia utilizada caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, sob estudo de caso. Os sujeitos de pesquisa foram alunos participantes de ações de extensão e servidores que atuaram como coordenadores. Os resultados apontaram que estas ações são relevantes e significativas para os alunos, pois auxiliam de forma efeti-va tanto na formação acadêmica, profissional, como também na formação humana e cidadã dos envolvidos. Pode-se observar que a interação e o convívio com o público das comunidades e Institui-ções atendidas proporcionou aos alunos a construção e o aprimoramento de habilidades, crescimento pessoal e profissional, incorporação de novas práticas, trocas de experiências, visão crítica acerca da realidade e das desigualdades, trabalho em equipe, possibilidades de participação em eventos e de produção científica. Concluiu-se que as ações de extensão proporcionam formação e um currículo diferenciado, qualificando o conhecimento científico e popular, promovendo a transformação social.

Biografia do Autor

Laiane Frescura Flores, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Técnica Administrativa em Educação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), São Borja - RS, Brasil.

Débora Teixeira de Mello, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria - RS, Brasil. Doutorado em Educação.

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Publicado

2020-04-06