EDUCAÇÃO POPULAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS COM GRUPOS COMUNITÁRIOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.15270.003

Resumo

O presente artigo objetiva caracterizar a Educação Popular como abordagem teórico-metodológica orientadora de ações de Promoção da Saúde na Atenção Primária à Saúde (APS). Em vista disso, teve como base as experiências de três grupos educativos comunitários desenvolvidos no contexto do Programa de Extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica. Para tanto, recorreu-se à proposta da sistematização de experiências. Assim, delineia-se o conjunto de iniciativas efetuadas no campo da APS, identificando aspectos teórico-metodológicos cuja essência reside em dimensões como: diálogo horizontalizado, fortalecimento da autonomia, respeito à cultura popular com valorização dos diferentes saberes e outras ações participativas. Em sequência, abordam-se as possibilidades e os limites dessas experiências. Com isso, evidencia-se a potencialidade da Educação Popular como prática social direcionada à promoção da saúde, particularmente na composição de estratégias participativas e interprofissionais, baseada em uma perspectiva ampliada de saúde que se orienta pelo pressuposto de construir compartilhadamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Nutricionista. Aluno do Mestrado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil. Doutorado em Educação.

Ana Claudia Cavalcanti Peixoto de Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil. Doutorado em Saúde Pública.

Elina Alice Alves de Lima Pereira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Bacharelado em Direito. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.

Bruna Grasiele da Silva Nascimento, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Enfermeira. Mestrado em Educação. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.

Celâny Teixeira de Mélo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pedagoga. Aluna do Mestrado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-15