EDUCAÇÃO POPULAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS COM GRUPOS COMUNITÁRIOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Resumo

O presente artigo objetiva caracterizar a Educação Popular como abordagem teórico-metodológica orientadora de ações de Promoção da Saúde na Atenção Primária à Saúde (APS). Em vista disso, teve como base as experiências de três grupos educativos comunitários desenvolvidos no contexto do Programa de Extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica. Para tanto, recorreu-se à proposta da sistematização de experiências. Assim, delineia-se o conjunto de iniciativas efetuadas no campo da APS, identificando aspectos teórico-metodológicos cuja essência reside em dimensões como: diálogo horizontalizado, fortalecimento da autonomia, respeito à cultura popular com valorização dos diferentes saberes e outras ações participativas. Em sequência, abordam-se as possibilidades e os limites dessas experiências. Com isso, evidencia-se a potencialidade da Educação Popular como prática social direcionada à promoção da saúde, particularmente na composição de estratégias participativas e interprofissionais, baseada em uma perspectiva ampliada de saúde que se orienta pelo pressuposto de construir compartilhadamente.

Biografia do Autor

Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Nutricionista. Aluno do Mestrado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil. Doutorado em Educação.

Ana Claudia Cavalcanti Peixoto de Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil. Doutorado em Saúde Pública.

Elina Alice Alves de Lima Pereira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Bacharelado em Direito. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.

Bruna Grasiele da Silva Nascimento, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Enfermeira. Mestrado em Educação. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.

Celâny Teixeira de Mélo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pedagoga. Aluna do Mestrado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.

Publicado
2020-12-15