FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO E EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.17011.25Resumo
O presente texto discute a importância da extensão universitária para o aprofundamento da formação docente e a propagação e ampliação de conhecimentos acadêmicos. A interlocução entre a Universidade e as instituições de Educação Básica, prerrogativa na articulação entre teoria e prática, torna-se realidade na medida em que se criam espaços que possibilitam o diálogo e a troca de experiências entre sujeitos em formação e aqueles inseridos no cotidiano escolar. Apresentam-se os resultados do projeto de extensão “A primeira infância e as práticas pedagógicas: entre o pensar e o fazer”, como uma iniciativa que favorece um aprofundamento na formação de professores. Toma-se como base as contribuições de Castro (2004), Rocha e Ostetto (2012), Dalmolin e Vieira (2015), entre outras. As avaliações dos participantes do projeto de extensão evidenciaram a importância desta formação tanto para acadêmicos quanto para professores da rede pública de ensino, apontando a necessidade de continuidade na proposta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.