CLUBES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.18139.70

Resumo

A formação inicial de professores deve ir além do conhecimento obtido na universidade e das práticas de estágio supervisionado sistematizado. Neste sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo caracterizar a monitoria acadêmica no projeto de extensão universitária de Clube de Ciências – UNESPAR em suas contribuições para a formação inicial docente. O estudo foi desenvolvido como pesquisa qualitativa, a partir da aplicação de questionário aos licenciandos, a fim de colher relatos de suas experiências. Com base na perspectiva da análise textual discursiva, emergiram as categorias: a prática como componente curricular, contribuições do Clube de Ciências para a formação docente, contribuições do Clube de Ciências para os estudantes da Educação Básica, e desafios e possibilidades acerca do Clube de Ciências. Os resultados possibilitaram discussões sobre as habilidades adquiridas pelos monitores, por meio da participação no projeto de extensão.

Biografia do Autor

Simone Terezinha Grossklaus, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Aluna de Mestrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa – PR, Brasil.

Camila Juraszeck Machado, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), União da Vitória – PR, Brasil. Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Larissa Romanello, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ituiutaba – MG, Brasil. Doutorado em Ciências. 

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa – PR, Brasil. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2021-11-08