CLUBES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.18139.70Resumo
A formação inicial de professores deve ir além do conhecimento obtido na universidade e das práticas de estágio supervisionado sistematizado. Neste sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo caracterizar a monitoria acadêmica no projeto de extensão universitária de Clube de Ciências – UNESPAR em suas contribuições para a formação inicial docente. O estudo foi desenvolvido como pesquisa qualitativa, a partir da aplicação de questionário aos licenciandos, a fim de colher relatos de suas experiências. Com base na perspectiva da análise textual discursiva, emergiram as categorias: a prática como componente curricular, contribuições do Clube de Ciências para a formação docente, contribuições do Clube de Ciências para os estudantes da Educação Básica, e desafios e possibilidades acerca do Clube de Ciências. Os resultados possibilitaram discussões sobre as habilidades adquiridas pelos monitores, por meio da participação no projeto de extensão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.