CLUBES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.18139.70

Resumen

A formação inicial de professores deve ir além do conhecimento obtido na universidade e das práticas de estágio supervisionado sistematizado. Neste sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo caracterizar a monitoria acadêmica no projeto de extensão universitária de Clube de Ciências – UNESPAR em suas contribuições para a formação inicial docente. O estudo foi desenvolvido como pesquisa qualitativa, a partir da aplicação de questionário aos licenciandos, a fim de colher relatos de suas experiências. Com base na perspectiva da análise textual discursiva, emergiram as categorias: a prática como componente curricular, contribuições do Clube de Ciências para a formação docente, contribuições do Clube de Ciências para os estudantes da Educação Básica, e desafios e possibilidades acerca do Clube de Ciências. Os resultados possibilitaram discussões sobre as habilidades adquiridas pelos monitores, por meio da participação no projeto de extensão.

Biografía del autor/a

Simone Terezinha Grossklaus, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Aluna de Mestrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa – PR, Brasil.

Camila Juraszeck Machado, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), União da Vitória – PR, Brasil. Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Larissa Romanello, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ituiutaba – MG, Brasil. Doutorado em Ciências. 

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa – PR, Brasil. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica.

Publicado

2021-11-08