EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DE GÊNERO, SEXUALIDADES E RAÇA EM UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21834.031

Resumo

Este texto é oriundo do curso de extensão Pressupostos para a educação antirracista nas escolas, realizado em 2022, por intermédio do Núcleo de Educação Antirracista de uma Universidade pública sul-mato-grossense. Metodologicamente, abordou-se as ações do curso na perspectiva da decolonialidade com o objetivo de levar docentes em formação inicial e continuada a pensarem sobre a temática da educação antirracista a partir dos demarcadores sociais das diferenças no sudoeste sul-mato-grossense. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com recursos de coleta, análise e interpretação dos dados baseados na experiência vivida, de modo que foi possível apresentar relatos docentes referentes a dois temas: 1) gênero e sexualidades e 2) raça. O curso teve duração de seis meses e 7 cursistas o concluíram: 4 alunas e 3 professoras da educação básica local. Como apontamentos conclusivos, destaca-se a necessidade de a educação antirracista ser um tema constante no processo formativo inicial e continuado diante do avanço conservador.

Palavras-chave: Educação antirracista. Diferenças. Gênero e sexualidades. Raça.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS),  Paranaíba, Mato Grosso do Sul, Brasil. Doutorado em Educação. 

Downloads

Publicado

2023-10-02