IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ECONÔMICA PARA O FUTURO DAS CRIANÇAS E JOVENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21994.053

Resumo

O conhecimento de economia deve fazer parte da cultura de uma sociedade bem informada. Através do projeto de extensão “A Economia Traduzida (TECA)” realizou-se um curso para os alunos do ensino fundamental II e médio. O objetivo do artigo foi analisar a importância do conhecimento de economia na vida dos discentes. Para isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica referente a extensão universitária e educação econômica e um estudo de campo que procurou captar a característica da população investigada e a percepção dos alunos sobre educação econômica. As informações analisadas mostraram que 18,72% dos discentes estão inseridos no mercado de trabalho, 57,48% participam no planejamento financeiro familiar, 75,43% consideram fundamental aprender economia na escola e 73,39% acreditam que ter conhecimento de economia influenciará sua vida. Observa-se que seria relevante haver novos projetos de extensão que levem a educação econômica para as crianças e jovens, ou ainda, poderia inseri-la na grade curricular.

Palavras-chave: Sociedade; Conhecimento; Projeto de Extensão; Educação Econômica.

Biografia do Autor

Marcelo Vargas, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Professor na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Apucarana, Paraná, Brasil. Doutorado em Políticas Públicas.

Franciele Henrique, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Apucarana, Paraná, Brasil. Mestrado em Economia Regional.

Jéssica Letícia Souza da Silva, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana, Paraná, Brasil.

Fernanda Santos Rufato, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-07