SAÚDE AMBIENTAL IN LOCO: ESTRATÉGIAS INICIAIS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22235.045Resumo
Este artigo descreve a execução do evento de extensão "Saúde Ambiental na Microrregião Borborema Potiguar: Perspectivas em Saúde, Educação e Meio Ambiente", visando avaliá-lo como estratégia inicial para a promoção de uma educação científica que explore as interações entre saúde humana e meio ambiente, a partir de uma temática in loco. Adotando como método a pesquisa-ação, realizaram-se atividades formativas com o público-alvo, discentes da graduação e docentes da educação básica. Posteriormente, esses conhecimentos foram disseminados por meio de um minievento para um terceiro público, alunos da educação básica. Os resultados obtidos revelam a eficácia das ações implementadas ao impulsionar a evolução conceitual e estimular uma maior percepção e discussão acerca do tema saúde ambiental. Percebeu-se, ainda, que abordagens in loco oferecem potencialidades e benefícios educacionais consistentes. Ademais, a modalidade evento de extensão, aliada ao ensino e à pesquisa, mostrou ser uma forte ferramenta no desenvolvimento de estratégias iniciais para promoção de uma educação científica.
Palavras-chave: Estratégia de Ensino; Educação Básica; Saúde Humana; Meio Ambiente; Temática Local.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.