QUEIJO COLONIAL ARTESANAL: DIAGNÓSTICO E CAPACITAÇÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES DA REGIÃO DE LARANJEIRAS DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22642.073

Resumo

O objetivo do trabalho foi apresentar um diagnóstico geral sobre a produção de queijo Colonial artesanal, informações técnicas e bibliográficas sobre os assuntos abordados na capacitação feita para produtores de queijo Colonial artesanal e os resultados das atividades realizadas durante a formação dos agricultores. O Curso de Queijo Artesanal teve oito módulos, oferecido aos produtores de queijo e profissionais da área, promovido pelo IDR-Paraná em parceria com Universidades, SEAB e suas empresas vinculadas. As palestras abordaram sobre saúde e sanidade do rebanho, obtenção higiênica do leite e boas práticas de fabricação de queijo, legislação brasileira do queijo artesanal, gestão da qualidade e financeira da agroindústria, turismo rural e tecnologia de fabricação para o queijo Colonial. Constatou-se que na região de Laranjeiras do Sul há carência de informações sobre produção de queijo Colonial e há a necessidade de promover eventos voltados à atividade para que o queijo tenha qualidade para comercialização legalizada.

Palavras-chave: Produto regional; Produtores; Conhecimento técnico; Legislação.

Biografia do Autor

Daniela Ragazzon, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR

Extensionista Rural no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Curitiba, Paraná. Aluna de Mestrado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil.

Joelcio de Souza Vigolo, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR

Engenheiro Agrônomo no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Curitiba, Paraná Brasil. Especialista em Economia Rural. 

Leda Battestin Quast, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil. Doutorado em Engenharia Química. 

Fabiane Picinin de Castro Cislaghi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. Doutorado em Ciência dos Alimentos. 

Ernesto Quast, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil. Doutorado em Tecnologia de Alimentos.

Downloads

Publicado

2024-03-11