QUEIJO COLONIAL ARTESANAL: DIAGNÓSTICO E CAPACITAÇÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES DA REGIÃO DE LARANJEIRAS DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22642.073Resumo
O objetivo do trabalho foi apresentar um diagnóstico geral sobre a produção de queijo Colonial artesanal, informações técnicas e bibliográficas sobre os assuntos abordados na capacitação feita para produtores de queijo Colonial artesanal e os resultados das atividades realizadas durante a formação dos agricultores. O Curso de Queijo Artesanal teve oito módulos, oferecido aos produtores de queijo e profissionais da área, promovido pelo IDR-Paraná em parceria com Universidades, SEAB e suas empresas vinculadas. As palestras abordaram sobre saúde e sanidade do rebanho, obtenção higiênica do leite e boas práticas de fabricação de queijo, legislação brasileira do queijo artesanal, gestão da qualidade e financeira da agroindústria, turismo rural e tecnologia de fabricação para o queijo Colonial. Constatou-se que na região de Laranjeiras do Sul há carência de informações sobre produção de queijo Colonial e há a necessidade de promover eventos voltados à atividade para que o queijo tenha qualidade para comercialização legalizada.
Palavras-chave: Produto regional; Produtores; Conhecimento técnico; Legislação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.