MINHAS VELHAS HISTÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA INTERDISCIPLINAR COM IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23474.002Resumo
O eixo extensionista das universidades desempenha um papel crucial no enfrentamento dos desafios sociais, como o envelhecimento da população. Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de quinze estudantes de Medicina no projeto "Minhas Velhas Histórias: música, literatura e saúde mental para idosos", vinculado ao Programa de Bolsas de Extensão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Realizado entre março e outubro de 2023, o projeto visou oferecer cuidado e promover a saúde dos idosos em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e em um Centro de Convivência para Idosos (CCPI), em Imperatriz, Maranhão. As atividades incluíram musicoterapia, contação de histórias, ludismo, dinâmicas interpessoais e uma campanha social, resultando em benefícios significativos para a saúde mental dos idosos e dos estudantes, como a humanização dos acadêmicos e o fortalecimento de vínculos intergeracionais.
Palavras-chave: Extensão Universitária; Pessoa Idosa; Música; Saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.