EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DA PRÁXIS EXTENSIONISTA DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E INDÍGENA DA UNICENTRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.25549.050

Resumo

Este artigo trata da extensão universitária no Laboratório de Educação do Campo e Indígena (LAECI) da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro. Assim, tem como objetivo compreender as categorias e a práxis que orientam o trabalho extensionista no LAECI. A metodologia adotada está pautada em uma revisão bibliográfica e documental, com a utilização de autores que abordam a temática de forma geral, e no LAECI. Além disso, buscamos documentos oficiais para entender como a extensão se institucionalizou no Brasil e os documentos finais dos projetos de extensão do LAECI. Com a pesquisa, percebemos que o LAECI tem articulado o ensino, a pesquisa e a extensão em suas práticas, buscando atender às demandas trazidas pelas comunidades atendidas. Dessa forma, utiliza-se da extensão na perspectiva de Freire (1971), como um processo dialógico e comunicativo que deve ser realizado “com” e não “para” os sujeitos envolvidos.

Palavras-chave: Projetos de extensão; Movimentos Sociais; Formação de Professores; Escola do Campo e Indígena.

Biografia do Autor

Vanessa Domingos Toledo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professora e Aluna de Doutorado na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. 

Marcos Gehrke, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professor  na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. Doutorado e Pós-Doutorado em Educação. 

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Publicado

2024-12-18