UNIVERSITY EXTENSION:

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.25549.050

Abstract

Este artigo trata da extensão universitária no Laboratório de Educação do Campo e Indígena (LAECI) da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro. Assim, tem como objetivo compreender as categorias e a práxis que orientam o trabalho extensionista no LAECI. A metodologia adotada está pautada em uma revisão bibliográfica e documental, com a utilização de autores que abordam a temática de forma geral, e no LAECI. Além disso, buscamos documentos oficiais para entender como a extensão se institucionalizou no Brasil e os documentos finais dos projetos de extensão do LAECI. Com a pesquisa, percebemos que o LAECI tem articulado o ensino, a pesquisa e a extensão em suas práticas, buscando atender às demandas trazidas pelas comunidades atendidas. Dessa forma, utiliza-se da extensão na perspectiva de Freire (1971), como um processo dialógico e comunicativo que deve ser realizado “com” e não “para” os sujeitos envolvidos.

Palavras-chave: Projetos de extensão; Movimentos Sociais; Formação de Professores; Escola do Campo e Indígena.

Author Biographies

Vanessa Domingos Toledo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doctoral student of the Graduate Program in Education of the Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro. Capes Scholarship - Doctoral Level. Collaborating Professor of the Department of Pedagogy of Unicentro. Member of the Field Research Group, Social Movements and Rural Education - MoveCampo. E-mail: vanessatoledo@unicentro.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6009-6129

Marcos Gehrke, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professor  na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. Doutorado e Pós-Doutorado em Educação. 

Published

2024-12-18