DA UNIVERSIDADE À COMUNIDADE: ENSINO DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO COM MODELOS ANATÔMICOS MANUALMENTE CONFECCIONADOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23807.049Resumo
A extensão é um dos tripés do ensino universitário, atuando no estreitamento da relação entre universidade e população. Buscando promover tal funcionalidade, o projeto extensionista “O empoderamento de pessoas que menstruam com vistas à igualdade, ao acesso e ao manejo da higiene, com impacto positivo no meio ambiente” objetivou levar conhecimento às moradoras da Casa de Nazaré sobre temas relacionados à anatomia humana e aos cuidados com a saúde sexual e reprodutiva. Para tanto, foram confeccionados manualmente dois modelos anatômicos dos órgãos genitais femininos (internos e externos), os quais foram utilizados em metodologias ativas, resultando em grande participação dos ouvintes e fixação dos temas abordados. Considerando que esse tipo de metodologia vem sendo avaliada por pesquisadores da área como bastante positiva em relação à retenção do aprendizado e sua aplicabilidade prática, conclui-se que o conhecimento científico foi eficientemente propagado à população externa, cumprindo, assim, o objetivo principal das ações extensionistas.
Palavras-chave: Educação sexual; Sistema reprodutor feminino; Modelos anatômicos; Universidade pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.