SAÚDE DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO - RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23824.038

Resumo

Introdução: A automedicação, comum entre universitários pela intensa carga acadêmica, envolve o uso medicamentoso sem orientação profissional para tratar problemas de saúde em geral. Para combatê-la, deve-se disseminar informações confiáveis sobre os riscos, pelas redes sociais. Objetivo: Informar e sensibilizar os estudantes brasileiros sobre os perigos da automedicação. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de extensão “Riscos da automedicação pelos estudantes universitários”, realizado no Instagram, no período de janeiro e abril de 2024, por meio do perfil da Liga Acadêmica de Saúde da Família e da Comunidade (LASFC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Relato de experiência: Foram realizadas 14 postagens apresentando temas como indicações, contraindicações e reações adversas de medicamentos, com temáticas como a dependência química e complicações associadas à automedicação. A interação com o público ocorreu por meio de stories e enquetes, o que permitiu a escolha de temas para postagens, ampliando o engajamento. Conclusão: A publicação de postagens sobre automedicação nas redes sociais pode contribuir para a redução do consumo de fármacos sem orientação profissional, por meio da conscientização sobre os impactos negativos da automedicação para a saúde estudantil.

Palavras-chave: Automedicação; Estudantes; Saúde Pública Digital; Redes Sociais; Educação em Saúde

Biografia do Autor

Lucas Barbosa Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Aluno de Graduação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Luíza de Freitas Rangel, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Aluna de Graduação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Nikolas Lisboa Coda Dias, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Aluno de Graduação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Nattan Afonso Rodrigues Mariano dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Aluno de Graduação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Wallisen Tadashi Hattori, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Doutorado em Psicobiologia.

Stefan Vilges de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Doutorado em Medicina Tropical.

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Publicado

2024-12-04