SAÚDE DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO - RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23824.038Resumo
Introdução: A automedicação, comum entre universitários pela intensa carga acadêmica, envolve o uso medicamentoso sem orientação profissional para tratar problemas de saúde em geral. Para combatê-la, deve-se disseminar informações confiáveis sobre os riscos, pelas redes sociais. Objetivo: Informar e sensibilizar os estudantes brasileiros sobre os perigos da automedicação. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de extensão “Riscos da automedicação pelos estudantes universitários”, realizado no Instagram, no período de janeiro e abril de 2024, por meio do perfil da Liga Acadêmica de Saúde da Família e da Comunidade (LASFC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Relato de experiência: Foram realizadas 14 postagens apresentando temas como indicações, contraindicações e reações adversas de medicamentos, com temáticas como a dependência química e complicações associadas à automedicação. A interação com o público ocorreu por meio de stories e enquetes, o que permitiu a escolha de temas para postagens, ampliando o engajamento. Conclusão: A publicação de postagens sobre automedicação nas redes sociais pode contribuir para a redução do consumo de fármacos sem orientação profissional, por meio da conscientização sobre os impactos negativos da automedicação para a saúde estudantil.
Palavras-chave: Automedicação; Estudantes; Saúde Pública Digital; Redes Sociais; Educação em Saúde
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.